- O que é Hatha Yoga?
O Hatha Yoga é uma das “estruturas” que integram o Sistema Yoga.
É bastante disseminado justamente porque trabalha especialmente com o corpo e é inevitável seu impacto positivo sobre os sistemas corporais, influenciando enormemente a saúde em todas suas dimensões.
Mas, os benefícios do Hatha Yoga sobre o corpo não são o principal ganho, todo o processo de trabalho desse “ramo” da “árvore do Yoga” atua também nos corpos sutis, ou seja, sobre as emoções, pensamentos e espiritualidade.
Além disso os benefícios mais profundos do Hatha Yoga são fortemente influenciados pela prática da filosofia yogue. Isto quer dizer que o Hatha Yoga não atua separadamente do “todo” proposto pelo Yoga. Tanto os outros “ramos” do Yoga trazem uma qualidade mais aprofundada para a prática corporal, como tal prática poderá favorecer o trabalho nas outras frentes do yoga.
Muitos consideram que a visão ocidental sobre o Hatha Yoga é limitante, colocando-a num patamar de ginástica e treinamento físico que não teria a ver com os objetivos do Yoga. Esse é um apontamento importante que merece mais atenção e o qual discutiremos em outros textos mais à frente.
- O que este nome quer dizer?
É sabido que o Yoga se trata fundamentalmente de uma prática integradora. O Hatha Yoga também diz respeito a essa integração, porém, desenvolvida a partir do corpo físico.
A ensinamento yogue tem seu nascimento registrado em sânscrito. Nesse idioma Hatha é uma palavra composta, formada por “Há” que significa “Sol”, e “Tha” que significa “Lua”, expressando a integração das polaridades que formam e movimentam o Universo, incluindo nosso corpo físico.
Ha-Tha não somente descreve princípios universais das formas materiais refletidos nas polaridades como masculino-feminino, quente-frio, ativo-passivo, expansão-retração, dentre tantos outros. Também identifica processos fisiológicos humanos como excitação-depressão, pressão alta-pressão baixa, febre e hipotermia... Para além, o termo Hatha aponta para a transcendência da dualidade.
A ação do Hatha Yoga é justamente na integração destes opostos, na direção da transcendência da dualidade. Alguns estudiosos mais aprofundados nos conhecimentos da língua sânscrita destacam que “Hatha”, na verdade, significa “força extrema”.
Essa “força”, certamente não se trata de nenhuma violência, mas da potência do “poder pessoal” despertada, equilibrada e intensificada pela prática.
É importante dizer que o objetivo final do Hatha é exatamente o mesmo do Yoga: Iluminação, Liberação, Ascensão. Portanto, o trabalho com o corpo neste contexto é sagrado e purifica, não só o próprio corpo, mas também pensamentos, emoções e vibrações, abrindo caminhos para estados meditativos cada vez mais profundos. Vale lembrar que os exercícios do Yoga são psicofísicos - energéticos, ou seja, têm atuação no funcionamento do seu corpo, dos seus pensamentos, emoções e ‘energia”.
- Diferentes estilos
É fascinante observar que, sendo uma ciência milenar e sólida, o Yoga é atualíssimo e muito diversificado. Grandes Mestres de Yoga dizem que há tantas yogas quanto pessoas no mundo, referindo-se à sua diversidade e à compreensão de que cada ser é único.
A história do Hatha Yoga revela um longo percurso desde quando ensinado por Shiva[1] à Parvati[2], passando por sua primeira compilação poucos séculos antes de Cristo: Yoga Sutra de Patanjali[3] e, mais adiante, séculos XV/XVI o: Hathayoga Pradipika[4], até chegar em meados dos anos 60 do século XX quando se espalhou pelo mundo ocidental em diferentes escolas.
Algumas dessas escolas são bem conhecidas: Iyengar Yoga, Viniyoga, Ashtanga Yoga, Yoga Integral, Kundalini Yoga, Hot Yoga e várias outras.
Ao seu modo:
Cada pessoa está no seu próprio estágio de evolução, para o qual cabem ou não determinadas escolhas e empreendimentos. Neste sentido, a pessoa pode escolher a prática de Hatha Yoga por diferentes motivações e finalidades entre elas:
- atividade física;
- esporte;
- terapia;
- estilo de vida;
- realização espiritual.
Seja qual o motivo ou objetivo, a prática de hatha yoga é o encontro com a fonte de saúde e felicidade em você mesmo (a).
Até o nosso próximo encontro! Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário