Embora o termo Yoga seja bem popular nos dias de hoje, seu entendimento ainda está, muitas vezes, envolto por desconhecimento, ideias pré-concebidas e “mirabolâncias”.
O objetivo deste texto é trazer alguns elementos fundamentais para o aprofundamento da compreensão dessa sabedoria milenar que está presente no nosso tempo não como um “folclore”, e sim como uma poderosa ferramenta de bem viver em todos os sentidos.
https://www.pexels.com/pt-br/foto/estatua-escultura-monocromatico-santo-13718529/
YOGA
– O que é afinal?
É religião? É ginástica? É meditação? É estilo de vida? – Em geral essas perguntas são bem frequentes e dão pistas de quão amplo pode ser este conceito. E, sim, o Yoga é tudo isso é muito mais.
Considerando a grande abrangência do Yoga quanto às diversas dimensões que integram o ser humano, podemos compreendê-lo como um grande sistema filosófico-científico-espiritual-terapêutico-relacional surgido há mais de 5 mil anos na Índia.
Embora tão antigo, tal sistema é altamente contemporâneo, e chega aos nossos dias não como um conhecimento estático e excêntrico, mas, com uma gama de contribuições ativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a expansão da consciência evolutiva de seus praticantes. Além de guardar fundamentos e referências para diversas ideias, práticas e técnicas que nascem nas eras subsequentes ao seu surgimento, inclusive atualmente.
Estudiosos proeminentes propõem pensar o yoga como uma grande árvore cujos ramos seriam pelo menos oito:
1- (Devoção) – Bhakti Yoga;
2- (Corporal) – Hatha Yoga;
3- (Filosofia) – Jnana Yoga; *Para saber mais veja as aulas do Prof. Igor Lovato – criador do Yoguis Urbanus nos links: https://youtu.be/cKwXn32b3Jo?si=ohrFs8xKdu_1I6_D
4- (Leis Universais) – Karma Yoga;
5- (Iluminação) – Raja Yoga;
6- (Sons) -Mantra Yoga;
7- (Rituais espirituais) – Tantra Yoga;
8- (Foco no Mestre) – Guru Yoga
Fica claro que o Yoga não pode ser facilmente reduzido a definições de um dos seus “ramos” ou a interpretações superficiais, pois abrange um grande espectro de abordagens.
- O que significa?
Yoga é uma palavra sânscrita[1] que na sua raiz “yuj” significa “junção, união, comunhão, integração”. Porém a palavra também tem significação de “disciplina”, ou seja, pode-se compreender o Yoga como uma “disciplina integradora”.
Nesse sentido o Yoga é um caminho de integração do corpo, mente e espírito, envolvendo aspectos fisiológicos, emocionais, racionais, psicológicos e inefáveis.
No próximo texto vamos falar um pouco sobre o Hatha Yoga que é como visto acima, um dos “ramos” do Yoga talvez mais conhecidos e praticados.
.....
[1] É uma “língua ancestral do Nepal e da Índia. Embora seja uma língua morta, o sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia, porque tem importante uso litúrgico no hinduísmo, budismo e jainismo.” (Wikipédia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário